Andradas, na Serra da Mantiqueira, é o maior destino enoturístico de Minas Gerais. Acolhedora, charmosa, pequena e bonita, a cidade possui diversos atrativos turísticos que vão desde o roteiro entre vinícolas, até a prática de esportes de aventura como voo livre, ciclismo, escalada, entre outros. Uma experiência turística única, proporcionada pela região montanhosa, na divisa com o estado de São Paulo, que une gastronomia, vinho, esportes radicais e paisagens naturais.
O município é referência na produção dos famosos Vinhos de Inverno, técnica que inverte o ciclo da uva. Isso tem feito com que as vinícolas locais recebam prêmios internacionais de alta relevância sobre a bebida, se tornando um destino cobiçado pelos amantes de vinho.
Além disso, o Pico do Gavião, um dos pontos mais altos de toda a região, também recebe campeonatos de voo livre de nível internacional, o que gera um alto fluxo de turistas estrangeiros e de todos os estados do Brasil.
A tradicional Festa do Vinho, uma das mais antigas do país, teve seu lançamento em 1954, pelo então governador de Minas, o Sr. Juscelino Kubitschek, tornando Andradas a maior produtora de vinhos do Brasil na época. Até meados do século passado, cerca de 54 famílias produziam vinho chegando a 72 unidades produtivas.
A culinária local também atrai centenas de visitantes. As temperaturas amenas, principalmente nos meses de maio, junho, julho e agosto, acrescentam um charme extra aos pratos e sabores dos restaurantes que misturam Minas Gerais e Itália.
Resultando em receitas famosas como o Virado de Frango local, Patrimônio Material Cultural do município, justamente pelo seu modo de preparo.